quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reunião da Tv Clube - Festival de Quadrilhas juninas


No dia 14 de Maio foi realizado em Teresina a reunião da TV Clube sobre o festival de quadrilhas juninas. Na reunião foi feito o sorteio de apresentações das quadrilhas juninas que irão participar do fstival. O festival será nos dias 09 a 12 de Junho e no dia 13 será a grande final, onde a quadrilha vencedora irá representar o Piauí em Recife. O prêmio para a vencedotra será de 3 mil reais. A federação queria muito que a Clube disponibilizasse o ônibus, mas esse ano está enviavel, esperamos que nosso próximo ano a quadrilha vencedora possa receber como prêmio o transporte até o local da apresentação.

I Festival de Quadrilhas Juninas - Fepiq


Assembléia em Barro Duro - Piauí


A reunião realizada na cidade de Barro Duro no dia 24 de Abril foi um grande sucesso pois participaram 18 quadrilhas juninas do estado. Estavam presentes as quadrilhas juninas Flor da Gente, Arraiá dos Matutos, Os Marruás, São João nas Estrelas, Rojão de Fogo, Lumiar Barrodurense, Vila Caipira, Asa Branca do Agreste, Os Caipiras do Dedila, Mexeu-mexeu, Flor do Mamulengo, A Mais Forte do Sertão, Unidos do União, Raio de Luz, Lua de Prata, Arrastão Nordestina e Flor da vila.
Foram discutidos iniciativas a serem tomada pela Federação coordenada por Leonardo Carlos beneficiando as quadrilhas do Piauí. O regulamento do festival foi apresentado e alterado para que pudesse atender a necessidade de todos, para um bom desenvolvimento do mesmo.

PIAUÍ É BEM REPRESENTADO NA ASSEMBLÉIA GERAL DA UNIÃO NORDESTINA DE ENTIDADES JUNINAS – UNEJ


Nos últimos dias 09, 10 e 11 de abril de 2010, foi realizado na Capital Fortaleza-CE a Assembléia geral da União nordestina de Entidade Junina – UNEJ, para tratar do movimento junino dos estados nordestinos. Estiveram presentes todos os estados do Nordeste: Ceará, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Piauí, Bahia, Alagoas e Paraíba. Foi discutido o regulamento do Concurso de quadrilhas juninas “Nordestão”, onde cada Estado seleciona a sua melhor quadrilha e envia para esse grande concurso que este ano será em fortaleza-CE nos dias 10 e 11 de julho de 2010. O Piauí foi muito bem Representado pela FEPIQ (Federação Piauiense de Quadrilhas juninas) tendo como presidente o senhor Leonardo Carlos, que em um de seus discursos relatou a dificuldade do Piauí atribuído a esse movimento junino e da falta de apoio ao quadrilheiro piauiense. “Estamos vivendo um grande momento de transição entre o marasmo do passado e esse grande salto que o movimento junino piauiense está proporcionando a todos os quadrilheiros do Piauí, pois a meta da Federação piauiense é de se tornar uma referencia nacional no movimento junino.” Diz Leonardo Carlos (Presidente da Fepiq). Leonardo também colocou a importância da elaboração de projetos, políticas públicas e a busca de um edital exclusivo para quadrilheiros no Brasil aplicado pelo Ministério da Cultura. “Quadrilha hoje é uma das maiores manifestações culturais do Brasil, e se torna um grande gerador de emprego e renda para todos os envolvidos no movimento junino.” Ressalta Leonardo.
A Federação irá realizar no dia 24 de abril de 2010 na cidade de Barro Duro-PI a III Assembléia Geral da FEPIQ, onde será como pauta a discussão do regimento interno do concurso da federação, e da capacitação dos quadrilheiros do Piauí
O Piauí será sede da próxima Assembléia Geral da UNEJ prevista para acontecer nos dias 28 e 29 de agosto na cidade a ser definida pelo Presidente da FEPIQ, onde contará com todos os estados no Nordeste para tratar do crescimento do movimento junino e na busca por captação de recursos para as entidades.

II Assembléia Geral da FEPIQ - Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas


CONVITE

A FEDERAÇÃO PIAUIENSE DE QUADRILHAS JUNINAS - FEPIQ tem a honra de convidar todos seus filiados e todas as quadrilhas do Piauí que desejem se filiar, que será realizado no dia 24 de abril de 2010, na cidade de Barro Duro-PI, na Câmara Municipal dos Vereadores, às 13:30h, a II Assembléia Geral da FEPIQ com os seguintes assuntos:
01 – Festival da Federação
02 - Filiação de novas quadrilhas;
03 - Regimento interno do Festival da Federação;
04 - Regulamento do Festival da Federação;
05 - Capacitação para quadrilheiros nos temas a serem discutido em pauta;
06 - Festival Cidade Junina - TV Clube 2010;
07 - Festivais das quadrilhas filiadas a Federação;
08 – Proposta da Federação para o ano de 2010.
È importante ressaltar que somente as quadrilhas que participarem deste Assembléia Geral poderá participar do Festival da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas – FEPIQ, que este ano enviará a primeira colocada para o “Arraiá Brasil” em Brasília-DF, representando o Estado do Piauí no Festival Nacional realizado pela CONFEBRAQ e o segundo colocado para o Festival do Nordestão que será em Fortaleza-CE, representando o Estado do Piauí no Festival Nordestino de Quadrilhas realizado pela UNEJ.
Os participantes da Assembléia terão que arcar com suas despesas de transporte e alimentação durante o encontro.
Este é o momento de celebrarmos mais uma vitória de termos em nosso Estado, finalmente, uma Federação de Quadrilhas Juninas viva, pulsante, comprometida para o crescimento e desenvolvimento das quadrilhas juninas do Estado do Piauí.
Maiores informações:
Leonardo Carlos
Presidente da FEPIQ
(89) 9924 9493

Convite - Assembléia Geral da Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas

A FEDERAÇÃO PIAUIENSE DE QUADRILHAS JUNINA - FEPIQ, CONVIDA OS QUADRILHEIROS DO PIAUÍ PARA FAZEREM PARTE DA ASSEMBLÉIA GERAL DA FEDERAÇÃO QUE IRÁ ACONTECER NA CIDADE DE FLORIANO-PI. CADA QUADRILHA DEVERÁ ENVIAR NO MÁXIMO 02 REPRESENTANTES PARA O EVENTO.
ATENÇÃO: Todos os quadrilheiros devem confirmar a participação até o dia 10 de março, enviando nome dos participantes, nome da quadrilha e cidade, para o e-mail - leogrunck@yahoo.com.br
ASSEMBLÉIA GERAL DA FEDERAÇÃO PIAUIENSE DE QUADRILHAS JUNINAS
PROGRAMAÇÃO:
- 08:00H – CHEGADA DOS QUADRILHEIROS NA CIDADE DE FLORIANO;
- 08:30H– CREDENCIAMENTO DOS PARTICIPANTES;
- 09:00H– ABERTURA SOLENE COM A APRESENTAÇÃO DA DIRETORIA DA FEPIQ;
- 09:30H– PALESTRA SOBRE A FEDERAÇÃO;
- APRESENTAÇÃO DO ESTATUTO DA FEDERAÇÃO;
- QUAL SEU PAPEL NA COMUNIDADE QUADRILHEIRA;
- ATIVIDADES EXTRAS PROPOSTAS PELA FEDERAÇÃO;
- O PAPEL DO FILIADO COM A FEDERAÇÃO;
- PROPOSTA DO SITE OFICIAL DA FEDERAÇÃO PIAUIENSE DE QUADRILHAS JUNINAS;
- SOBRE O “I FESTIVAL DA FEDERAÇÃO PIAUIENSE DE QUADRILHAS JUNINAS” REALIZADA PELA FEDERAÇÃO;
12:00H – ALMOÇO
13:00H – DEBATE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS QUADRILHAS NO PIAUÍ;
15:00H – DEBATE GERAL ENTRE OS QUADRILHEIROS;
16:00 - FILIAÇÃO DAS QUADRILHAS QUE AINDA NÃO SE FILIARAM;
17:00 – ENCERRAMENTO.